top of page

Aracu flamengo

Leporinus fasciatus  (Bloch, 1794)
Perído Defeso Monte Alegre Pará

Leporinus fasciatus

(Bloch, 1794)

Família: Anostomidae

Nomes Populares: Aracu amarelo,
Ferreirinha e Piau flamengo.

Tamanho: Porte médio, pode alcançar até 37 cm.

Biologia
  É uma espécie que ocorre em áreas rochosas de águas de fluxo rápido, principalmente nos rios Amazonas e Orinoco. São onívoros predominantemente bentônicos, alimentando-se de algas, invertebrados e detritos orgânicos na natureza.

 Normalmente efetuam migrações anuais durante estação chuvosa, sendo encontrado em áreas de florestas inundadas. Sexualmente maduros com 15 centímetros, se reproduzem em época de cheia, em meio à densa vegetação. As fêmeas maduras são ligeiramente maiores e tendem a ser mais arredondadas na região ventral.

Morfologia  

  Tem o corpo colorido com listras verticais pretas, possuindo dez a onze listras, os peixes jovens possuindo apenas cinco listras. Elas se dividem a cada seis meses ou mais, até que o peixe atinja seu padrão adulto.

 

Habitat
  Tropical de água doce, em áreas de florestas inundadas e áreas rochosas com forte fluxo de água. Faixa ótima de temperatura entre 22 a 26 °C e pH de 5,5 a 7,5. 

Distribuição geográfica
  Bacias dos rios Amazonas e Orinoco, incluindo seus principais afluentes no Brasil, Bolívia, Peru e Venezuela.

Potencial para cultivo
   Por ser uma espécie muito colorida, tem gerado grande interesse nos aquaristas. Em cativeiro, sua reprodução não foi documentada e seu dimorfismo sexual é pouco evidente. Se adapta ao ambiente do aquário e aceita a maioria dos alimentos oferecidos.


Período de defeso
   15 de novembro a 15 de março.

bottom of page