top of page

Pirapitinga

Piaractus brachypomus  (Cuvier, 1818), pirapitinga
Período Defeso

Piaractus brachypomus

(Cuvier, 1818)

​

Família: Serrasalmidae

Nomes Populares: Pacaré, Pacu
caranha, Caranha, Pacu negro, Pacu de barriga vermelha.

​

Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 80 cm e pesar 20 kg.

 

Biologia
  É uma espécie onívora, com forte tendência à herbivoria; consome frutos e sementes, principalmente em estado de decomposição, sobretudo no período de cheia, quando a floresta está inundada e sua disponibilidade é bem maior. Na seca (agosto a novembro), os peixes abandonam as matas alagadas e retornam ao leito dos rios e lagos, quando aumentam o consumo de folhas, moluscos, peixes, insetos e outros invertebrados.
  A respeito de sua reprodução, a pirapitinga faz migrações para desovar, geralmente nos rios de água branca.

​

 Habitat
  Peixes pelágicos que habitam rios e florestas inundadas de clima tropical. Faixa ótima de temperatura de 23 a 28 ºC e pH de 4,8 a 6,8. 

​

Distribuição geográfica
 América do Sul: bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

​

Potencial para cultivo

 É uma espécie com grande potencial para o cultivo, pois possui características que agradam o mercado consumidor, como menor dimensão de cabeça, facilidade para descamar e carne saborosa. Na piscicultura, a espécie vem sendo utilizada com relativo sucesso; a reprodução induzida, bem como o cruzamento com tambaqui e pacu-caranha do pantanal mato-grossense, são técnicas normalmente empregadas para a obtenção de híbridos com ótimas características para o cultivo. Embora as vantagens zootécnicas dos híbridos sobre as espécies parentais nem sempre sejam obtidas.


Período de defeso
  15 de novembro a 15 de março.

Piaractus brachypomus  (Cuvier, 1818)

   Populações introduzidas em lagos artificiais na Venezuela nunca chegaram a reproduzir, indicando que a migração é um processo vital para a propagação natural da espécie.

​

Morfologia  

   É um peixe de escamas. Possui corpo alto, comprimido e redondo. Sua nadadeira adiposa é amarelada e não possui raios. Sua cabeça é pequena e possui dentes molariformes. Sua coloração apresenta tons de cinza escuro arroxeado no dorso e vermelho intenso que se estende desde a parte inferior da cabeça até a região peitoral.

Piaractus brachypomus  (Cuvier, 1818)
bottom of page