top of page

Tucunaré

Cichla monoculus  Agassiz, 1831

Cichla monoculus

Agassiz, 1831

​

Família: Cichlidae

​

Nomes Populares: Tucunaré amarelo.

​

Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 70 cm e pesar 9 kg.

Biologia
  É uma espécie carnívora, se alimenta basicamente de peixes e camarões. Este peixe é bastante rápido, agressivo e forte. Também é muito sedentário, não realizando migrações. Tem hábitos diurnos. Atinge a maturidade sexual com cerca de 32 centímetros. A reprodução dessa espécie se dá pela formação de casais, onde procuram locais lentos e constroem ninhos para a desova, a qual varia de 4.000 a 10.000 ovos aderentes. O Tucunaré é um peixe que possui cuidado com a prole. Esse trato parental ocorre durante o período de até dois meses, quando os alevinos (filhotes) atingem cerca de 6 centímetros.

Morfologia

  É um peixe de escamas, com corpo alongado e um pouco comprimido. Sua coloração é amarelada, com tons esverdeados, azulados e manchas pretas e verticais distribuídas regularmente pelo corpo. Todos os Tucunarés adultos apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal. Na fase de alevinos não possuem o ocelo na cauda, possuem apenas uma mancha longitudinal em todo corpo.

​

Habitat
  Habitam rios, lagos, açudes e represas. É uma espécie de fundo e meia água (bentopelágica) e de clima tropical. Faixa ótima de temperatura entre 24 a 27 °C.

Cichla monoculus  Agassiz, 1831

Distribuição geográfica

  Os Tucunarés estão distribuídos na América do Sul, nos países Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil (bacia Amazônica, região Centro-Oeste e Sudeste).

​

Potencial para cultivo
  É uma espécie que possui grande potencial na aquicultura. Uma das vantagens para se cultivar o Tucunaré é sua grande importância para pesca esportiva, pois é uma espécie muito voraz durante a fisgada da isca, isso faz com que ele seja muito visado para criações em pesque-pasgue. Uma das dificuldades encontradas para o cultivo dessa espécie é seu hábito alimentar, que é predominantemente carnívoro. Além desse entrave, destaca-se também o canibalismo, o uso de estratégias inadequadas e a falta de uma ração comercial de qualidade que supra todas as exigências nutricionais.

bottom of page